Disque Denúncia


5ª UPAm resgata pássaros de cativeiro em Teresópolis após denúncia ao programa Linha Verde


Ocorrência registrada na 110ª DP

25/04/2023
5ª UPAm resgata pássaros de cativeiro em Teresópolis após denúncia ao programa Linha Verde

Sete pássaros da fauna silvestre brasileira foram resgatados de cativeiro nesta terça-feira (25), em Teresópolis, na região serrana. O fato aconteceu no bairro Meudon, a partir de uma denúncia feita ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – e encaminhada ao Comando de Polícia Ambiental.

Em cumprimento a ordem de policiamento com objetivo de averiguar a denúncia, policiais lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos estiveram na Rua Fernando Luiz Filho, onde nos locais denunciados, encontraram dois coleiros, dois tizius, um papagaio, um currupião, e um xanxão, todos dentro de gaiolas e sem as anilhas de identificação. Dois responsáveis pelos animais, por não apresentarem as documentações necessárias para a criação das aves, foram encaminhados à 110ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 29 da lei 9605/98. Todas as aves apreendidas foram transportadas à APA do Rio Macacu, onde serão avaliadas e soltas em seu habitat natural.

O Disque Denúncia reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital), e do WhatsApp (21) 99973 1177, além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente