20/04/2023
Ocorrência registrada na 165ª DP
Nesta quinta-feira (20), poucas horas após ter sido cadastrada denúncia sobre caça ilegal de animais em Mangaratiba recebida pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177), policiais do Comando de Polícia Ambiental foram à Itacuruçá, onde apreenderam uma espingarda calibre 36 e 20 cartuchos recarregados e não deflagrados do mesmo calibre.
Os agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga adentraram a mata situada no interior do Parque Estadual do Cunhambebe a fim de averiguar a denúncia e, após três horas de caminhada, observaram um local onde existia um girau de madeira e em sua frente, uma ceva com nove espigas de milho, ambos para praticar caça de animais silvestres. Durante fiscalização no entorno, a equipe da 4ª UPAm localizou dentro de um tronco de árvore, uma espingarda, 20 cartuchos e uma rede camuflada (rede de espera para caça), mas nenhum responsável foi encontrado. Diante de tais crimes, os policiais destruíram o girau de madeira e a ceva, apreenderam o restante do material e procederam à 165ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
O Disque Denúncia reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital), e do WhatsApp (21) 99973 1177, além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente