Os ilícitos degradavam uma área com 5 mil metros quadrados
Policiais militares da 4ª UPAm, durante fiscalização com objetivo de averiguar denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177) estiveram nesta quinta-feira (13) em Mangaratiba, onde observaram a destruição de floresta considerada área de preservação permanente, extração de recursos minerais e uso de motosserra sem licença. O fato se deu em Conceição de Jacareí.
Os agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga, munidos com as informações do Linha Verde, chegavam próximo à Rua Dois e flagraram um homem tentando fugir ao avistar a presença dos policiais. Foi realizado um cerco no local e o homem acabou capturado. Durante diligências no entorno, foi verificada a degradação ambiental de uma área com 5 mil metros quadrados, que seria área de preservação por estar a menos de 30 metros de um curso de água, além do corte de pelo menos 35 árvores, sendo de pequeno, médio e grande porte e com indícios de cortes feitos com motosserra, além da extração de pedras e seu beneficiamento. Vale frisar que, segundo a equipe da UPAm, não havia nenhuma placa contendo informações sobre licenciamento e autorização para as atividades. Em uma residência localizada ao lado do terreno degradado, os policiais encontraram uma senhora que estava em sua varanda observando a ação e, ao seu lado, uma motosserra. Ela foi questionada sobre a Licença de Porte de Uso de Motosserra (LPU), mas informou não possuir nenhuma licença e que não sabia de quem seria a ferramenta. Diante dos fatos, os policiais apreenderam a motosserra e procederam à 165ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
O Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o meio ambiente, solicita a ajuda da população para denunciar crimes ambientais em todo o Estado do Rio. Por telefone, as denúncias podem ser feitas pelos números 0300-253-1177 (custo de ligação local) ou (21) 2253-1177. O serviço também disponibiliza o serviço via Internet, através do aplicativo para celular “Disque Denúncia RJ”, pelo WhatsApp através do (21) 99973-1177, pelo site do Disque Denúncia ou pelo Facebook. Em todos os canais o anonimato é garantido ao denunciante.
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente