Disque Denúncia


Polícia fiscaliza obra dentro de área de proteção ambiental na Ilha Grande


Os policiais informaram que a reponsável não apresentou as licenças necessárias

25/09/2022
Polícia fiscaliza obra dentro de área de proteção ambiental na Ilha Grande

Uma denúncia sobre movimentação irregular do solo e obra irregular feita ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – levou policiais militares da 4ª UPAm neste domingo (25) à Ilha Grande, em Angra dos Reis, onde identificaram uma construção irregular com cerca de 100 metros quadrados.

Os agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga, de posse das informações, procederam à Rua da Praia, Araçatiba, onde observaram a construção de muros de contenção construídos recentemente nas proximidades de uma pousada, mas sem qualquer sinal de placas indicando licenciamento ou autorização ambiental para a atividade, sendo que o local faz parte da APA Tamoios e está na zona de amortecimento do Parque Estadual da Ilha Grande. Os policiais militares então fizeram contato com a proprietária e a mesma informou que em abril, houve um deslizamento de terra em sua propriedade e ela tinha contactado a Defesa Civil do município e depois, recebido licença ambiental por parte da Prefeitura de Angra dos Reis através de um aplicativo de mensagens, mas não possuía o documento físico e o digital, já que houve um problema com seu smartphone. Diante dos fatos e a falta da licença ambiental, a equipe da 4ª UPAm procedeu à 166ª DP para o registro de ocorrência.

O Linha Verde solicita a ajuda da população para que denuncie qualquer crime ambiental em Angra dos Reis através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente