A ocorrência foi registrada na 168ª DP
Um papagaio verdadeiro foi resgatado de cativeiro nesta segunda-feira (05) no município de Rio Claro, após policiais terem recebido denúncia encaminhada pelo Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – sobre guarda ilegal de animais.
Os policiais da 4ª Unidade de Policiamento Ambiental, em posse das informações, se dirigiram à residência denunciada, na Rua Santa Luzia, no bairro Estação, onde durante fiscalização no imóvel, encontrou quatro gaiolas contendo pássaros da fauna silvestres brasileira. Todos os animais possuíam anilhas de identificação e documentação legal, porém, foi observado um viveiro contendo em seu interior, um papagaio verdadeiro (amazona aestiva) sem a respectiva anilha. Os agentes da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga questionaram o responsável e o mesmo apresentou uma nota fiscal de venda do ano de 2012 emitida por um criadouro cadastrado no IBAMA, mas afirmou que o animal já foi adquirido sem a anilha de identificação. Diante dos fatos, os agentes recolheram o viveiro e o papagaio e procederam à 168ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Vale frisar que a ave foi encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde após tratamento, será devolvido ao habitat natural.
O Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o meio ambiente, solicita a ajuda da população para denunciar crimes ambientais em todo o Estado do Rio. Por telefone, as denúncias podem ser feitas pelos números 0300-253-1177 (custo de ligação local) ou (21) 2253-1177. O serviço também disponibiliza o serviço via Internet, através do aplicativo para celular “Disque Denúncia RJ”, pelo WhatsApp através do (21) 99973-1177, pelo site do Disque Denúncia ou pelo Facebook. Em todos os canais o anonimato é garantido ao denunciante.
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente