Ocorrência registrada na 53ª DP
Oito rolos de linha chilena foram apreendidos na manhã desta quarta-feira (27), em Mesquita, na baixada fluminense, após policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca terem ido verificar denúncia sobre venda e guarda ilegal de cerol e linha chilena encaminhada pelo programa Linha Verde (2253 1177), do Disque Denúncia.
Os agentes da 1ª UPAm, seguindo as informações da denúncia, procederam à Travessa Olívia de Brito, no bairro Jacutinga, onde identificaram a existência de uma loja onde o proprietário comercializava pipas. Durante fiscalização, além das pipas, os policiais militares encontraram rolos de linha chilena. Com base então no artigo 56 da lei de crimes ambientais, se deslocaram à 53ª DP onde a ocorrência foi registrada. Vale salientar que desde o início do ano, o programa Linha Verde já cadastrou 215 denúncias envolvendo locais de fabricação, comercialização e uso de cerol e linha chilena. Rio de Janeiro, Nova Iguaçu e São Gonçalo são os municípios com maior incidência de denúncias sobre esse assunto.
O Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o meio ambiente, solicita a ajuda da população para denunciar crimes ambientais em todo o Estado do RJ. Por telefone, as denúncias podem ser feitas pelos números 0300-253-1177 (custo de ligação local) ou (21) 2253-1177. O serviço também disponibiliza o serviço via Internet, através do aplicativo para celular “Disque Denúncia RJ”, pelo WhatsApp através do (21) 99973-1177, pelo site do Disque Denúncia ou pelo Facebook. Em todos os canais o anonimato é garantido ao denunciante.
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente