Ocorrência registrada na 59ª DP
Policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca identificaram neste domingo (10) o corte irregular de árvore em São Bento, Duque de Caxias, na baixada fluminense. Os agentes encontraram o local com auxílio de uma denúncia feita ao Linha Verde (2253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – que mencionava o desmatamento com objetivo de comercializar lotes naquela localidade.
Munidos com as informações, os policiais da 1ª UPAm informaram que na Rua Três Américas, observaram um homem carregando o tronco de uma árvore e depositando no terreno ao lado de onde estava. Ainda segundo os agentes, havia indícios de que o corte teria sido realizado com ajuda de uma motosserra, que não foi encontrada durante a fiscalização. Quando questionado a respeito das licenças necessárias para aquele tipo de intervenção, o suspeito informou não as possuir e com base no artigo 49 da lei de crimes ambientais, os policiais militares se deslocaram à 59ª DP, para o registro da ocorrência.
O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital), além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente