Além de um objetivo inicial, a ação buscava o restabelecimento da ordem, a desarticulação e o enfraquecimento dos criminosos locais
Policiais militares do 17º BPM (Ilha do Govenador) realizaram uma operação, no último dia 30, com o apoio de informações do Disque Denúncia e das equipes do 1º CPA, BOPE, BAC e GESAR, nas comunidades Dendê, Guarabú, Bancários, Praia Da Rosa, Querosene, Parque Royal e Boogie Woogie.
De acordo com a polícia, a ação tinha como objetivo inicial a busca de um motorista de aplicativo, supostamente morto por traficantes do Complexo do Dendê no dia 19 de junho de 2022, bem como, o restabelecimento da ordem e paz social, desarticulação e enfraquecimento dos criminosos locais, apreensão dos armamentos usados pelos traficantes locais, recolocação de barricadas e expansão territorial nos bairros, verificação de disque denúncias, prisão dos principais líderes daquelas localidades.
No decorrer da operação, foram apresentadas duas ocorrências. Na primeira, realizada na comunidade Boogie Woogie, um suspeito foi detido em posse de uma pistola 9mm.
Na segunda atuação da PM, em razão de uma denúncia sobre um grupo de criminosos escondidos em um terreno, no final da rua Quatis, próximo à comunidade do INPS, os agentes vasculharam a localidade deparando-se com três indivíduos que, ao perceberem a chegada da viatura, atiraram contra os PMs, iniciando-se um confronto seguido de uma tentativa de fuga dos criminosos. Após estabilização do terreno, dois integrantes do grupo. Com o primeiro, identificado como Allan Nascimento da Lima, de vulgo “Alanzinho”, foram encontrados uma pistola cal. 380, uma granada e um rádio portátil. O segundo detido, Leonardo Santos de Freitas, conhecido como “Magrinho”, foi localizado ferido, na parte baixa da mata, em posse de uma pistola e uma granada. Ele recebeu atendimento médico no Hospital Municipal Evandro Freire, permanecendo custodiado. De acordo com polícia, ele seria segurança pessoal do traficante que atende pelo vulgo de “Neves”.
Ainda segundo os agentes, a equipe do BAC, auxiliada por policiais do BOPE, realizou uma varredura na região, em busca do terceiro integrante, mas sem sucesso.
Também foram apreendidos na rua Juan Pablo Duarte, no interior da comunidade do INPS, uma motocicleta Hillux SW4, dois Jeeps Renegade - produtos de roubo na área 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes) -, um Toyota Corolla - produto de roubo na área da 10ª DP (Botafogo) - e uma motocicleta Suzuki, também proveniente de roubo, concluiu a polícia.