Ocorrência registrada na delegacia de Angra dos Reis
Nesta terça-feira (21), policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga identificaram um local em Angra dos Reis, onde vinha ocorrendo supressão de vegetação, corte de árvores e construção irregular dentro de uma área de preservação permanente. Os agentes chegaram ao local após recebimento de denúncias encaminhadas pelo Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente.
Segundo a 4ª UPAm, na Estrada Jundiaquara, no Pontal, encontraram uma área com corte de 12 árvores embaúba (cecropia) de pequeno e médio porte e supressão de vegetação, tudo dentro da zona de amortecimento do Parque Estadual do Cunhambebe, considerada área de preservação permanente conforme lei 12.651/12 em seu artigo 4º, incidindo com o artigo 39 da lei de crimes ambientais. Um funcionário foi encontrado durante a fiscalização, mas o mesmo informou que fora contratado pelo dono do terreno, mas não sabia se ele possuía as licenças necessárias para as atividades ali desenvolvidas. Foi feito então contato telefônico com o dono do local e após os policiais ambientais receberem a negativa do mesmo, procederam à delegacia da cidade, onde a ocorrência foi registrada. Vale ressaltar que foi feito um auto de constatação em desfavor do proprietário do terreno.
Em Angra dos Reis, a população pode denunciar qualquer crime ambiental ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia, através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante,
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente