Disque Denúncia


6ª UPAm encontra aves em cativeiro em Inoã, bairro de Maricá


Ocorrência registrada na 82ª DP

19/06/2022
6ª UPAm encontra aves em cativeiro em Inoã, bairro de Maricá

Após uma denúncia sobre guarda de animais silvestres encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (2253 1177), policiais da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Serra da Tiririca realizaram fiscalização neste sábado (18) em uma residência no bairro Inoã, onde encontraram um trinca ferro, um coleiro, um canário da terra e um papagaio, todos sem anilhas de identificação.

Segundo os agentes lotados na 6ª UPAm, responsáveis pela averiguação das informações, o fato ocorreu em uma casa localizada dentro de um condomínio na Estrada Cassorotiba. Assim que chegaram ao local, fizeram contato com o responsável pelo imóvel e após autorização para fiscalização, constataram a existência de três pássaros da fauna silvestre brasileira e um psitacídeo. O proprietário foi então questionado a respeito das licenças ambientais e das anilhas, mas informou não as possuir. Diante dos fatos e com base no artigo 29 da lei de crimes ambientais, os policiais procederam à 82ª DP para o registro da ocorrência. As aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em Seropédica, onde após tratamento serão devolvidos ao habitat natural, enquanto que o papagaio ficou com o acusado, já que na unidade policial foi determinado que ele ficasse como fiel depositário da ave.

O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital), além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente