Não foram apresentadas as licenças pertinentes durante a fiscalização
Policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga flagraram nesta segunda-feira (13), o crime ambiental de construção irregular no Cantagalo, em Angra dos Reis. Os agentes foram ao local averiguar denúncias encaminhadas pelo Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – sobre desmatamento com objetivo de realizar construções irregulares.
A equipe da 4ª UPAm procedeu à Rua João Gomes onde no local observaram um homem realizando um empreendimento, com a implantação de fossa séptica e fundação de sapatas em alvenaria, onde o canteiro de obras era realizado sobre a via pública, numa área de aproximadamente 50 metros quadrados, dentro da zona de amortecimento do Parque Estadual do Cunhambebe.
Ele foi questionado sobre as licenças ambientais pertinentes para a atividade, mas informou não possuir nenhuma documentação. Diante dos fatos e com base no artigo 60 da lei de crimes ambientais, os policiais militares procederam à delegacia da cidade, para o registro da ocorrência.
O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais através do telefone 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente