Disque Denúncia


Polícia encontra pássaros silvestres mantidos em cativeiro após denúncia


Ocorrência registrada na 134ª DP

10/03/2022
Polícia encontra pássaros silvestres mantidos em cativeiro após denúncia

Com auxílio de informações encaminhadas pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177), policiais militares apreenderam nesta quinta-feira (10) nove pássaros da fauna silvestre brasileira em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense.

Em cumprimento a ordem de policiamento com objetivo de averiguar as informações, os agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual do Desengano procederam à Rua Alvarenga Prazeres, no bairro Donana, onde após fiscalização no imóvel denunciado, encontraram dois coleiros, cinco sanhaçus e dois tizius, todos acondicionados em oito gaiolas e sem anilhas de identificação junto ao IBAMA. Questionado pela equipe da UPAm, o responsável informou ser dono de oito dos nove pássaros e que não possuía nenhuma licença de órgão ambiental para mantê-los em cativeiro. Diante dos fatos e com base no artigo 29 da lei de crimes ambientais, os policiais da 3ª UPAm se deslocaram com o acusado à 134ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Vale citar que na distrital, foi determinado que o acusado ficaria como fiel depositário dos pássaros.

O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177, além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente