Número de denúncias sobre crime ambientais aumentaram 40% em Paraty do ano passado para cá
Uma informação repassada ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – sobre extração irregular de areia em Paraty, levou policiais militares a flagrarem nesta sexta-feira (04) a abertura clandestina de uma estrada no Sertão do Taquari.
Cumprindo ordem de policiamento a fim de averiguar a denúncia, agentes da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga procederam à Rua da Assembleia, onde verificaram diversas árvores cortadas em uma área de 400 metros quadrados, possivelmente para construções irregulares como mencionava a denúncia. Os policiais da 4ª UPAm realizaram diligências no entorno com intuito de encontrar os responsáveis pelo corte das árvores, mas sem sucesso. Com base no artigo 38 da lei de crimes ambientais, a equipe procedeu à 167ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
Dados do Linha Verde mostram que nos dois primeiros meses deste ano, o número de denúncias envolvendo crimes ambientais em Paraty aumentou cerca de 40% se comparado à 2021. Vale reforçar que a população pode denunciar de forma anônima qualquer crime contra o meio ambiente através dos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177, ou ainda pelo app “Disque Denúncia RJ”.
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente