Disque Denúncia


Informação do Linha Verde leva PM à local onde 18 pássaros eram mantidos em cativeiro sem as licenças em Maricá


O responsável pelos animais ficou como fiel depositário

09/01/2022
Informação do Linha Verde leva PM à local onde 18 pássaros eram mantidos em cativeiro sem as licenças em Maricá

Uma denúncia feita ao Linha Verde (2253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – sobre a existência de aves silvestres mantidas em cativeiro, levou policiais militares localizarem neste domingo (09) um imóvel onde havia 17 pássaros da fauna silvestre brasileira e um papagaio em São José do Imbassaí, Maricá, na região metropolitana.

Munidos com as informações do Linha Verde, a equipe da 6ª Unidade de Policiamento Ambiental procedeu à Rua Icatu, onde, durante fiscalização no local denunciado, encontraram as aves mencionadas, todas sem anilhas de identificação ou sem que o proprietário possuísse as documentações pertinentes para mantê-las em cativeiro. Com base então no que diz o artigo 29 da lei de crimes ambientais, os policiais militares procederam à 82ª DP para o registro de ocorrência e lá, a partir de uma determinação do delegado, tanto o papagaio, que estava em um viveiro com cerca de dois metros, quanto os outros pássaros, ficaram com o próprio dono, esse como fiel depositário.

O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177, além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente