Disque Denúncia


Conselho de Segurança Pública do Rio de Janeiro


As instituições eleitas foram empossadas para um mandato de dois anos.

27/10/2015

Representantes do Instituto MovRio, que gerencia o Disque-Denúncia, tomaram posse na tarde desta quinta-feira como um dos 30 membros titulares do Conselho de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, cuja eleição ocorreu  na última semana. Esta foi a segunda vez em que houve eleição para o Consperj. O evento de posse ocorreu no auditório do prédio da Secretaria de Segurança Pública.

Entre os membros, que foram eleitos e empossados para um mandato de dois anos (2015-2017), estão organizações do poder público, das instituições representativas da sociedade civil e dos trabalhadores da área de segurança pública. Eles devem, nesse período, propor estratégias e diretrizes para a política pública de segurança, acompanhar a destinação de recursos para o setor, estimular o desenvolvimento das forças de segurança, bem como receber e encaminhar denúncias relacionadas à sua atuação. Nessa eleição a votação foi bem expressiva, mais que o dobro da última vez e entrando em seu terceiro ano, o Conselho pretende ter uma maior visibilidade além de ser mais efetivo, contribuindo com as questões da Segurança Pública.

O Secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, que também ocupa o cargo de presidente do Conselho de Segurança, falou sobre o Disque-Denúncia durante a posse dos conselheiros: “O Disque-Denúncia vem realizando um trabalho valioso na obtenção de informações sobre criminosos e esconderijos de armas e a Secretaria de Segurança além de estar ao lado do Disque-Denúncia na luta contra o desarmamento, apóia iniciativas como a “Carta Compromisso” lançada pelo próprio Disque-Denúncia do Rio e que estimula, através de campanhas, recebimento de informações com o objetivo de diminuir o poderio bélico dos traficantes” comentou Beltrame.

Cabe ressaltar que o Consperj é o único do Brasil a contar com a participação de um representante dos Conselhos Comunitários de Segurança, entre seus conselheiros. Ele também inova ao realizar reuniões itinerantes, passando pelas sete Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP) do estado do Rio de Janeiro.

Para Adriana Nunes, diretora do MovRio, a entrada da instituição no Conselho de Segurança Pública é importante para ampliar os assuntos relacionados à Segurança Pública e trazê-los à discussão junto à população: “Precisamos discutir as questões de segurança pública de maneira mais ampla e sugerir propostas objetivas direcionadas aos interesses da população. A participação da sociedade civil é fundamental no envolvimento dos processos” concluiu Adriana.  

Criado, em 1999, por meio do Decreto Estadual 25.172 de 03 de janeiro e reestruturado pelo Decreto n.º 43.752, de 11 de setembro de 2012, o órgão, que é composto por 30 integrantes titulares e 30 suplentes, tem por finalidade formular e propor diretrizes para as políticas públicas voltadas à promoção da segurança, prevenção e controle da violência e da criminalidade em todo território do Estado do Rio de Janeiro.