Disque Denúncia


Polícia Civil faz operação contra empresa suspeita de pagar traficantes para explorar serviço de internet


De acordo com as investigações, que contam com informações do Disque Denúncia, os pagamentos seriam para que outras empresas, que prestam o mesmo serviço, fossem impedidas de atuar nesses locais

18/11/2021
Polícia Civil faz operação contra empresa suspeita de pagar traficantes para explorar serviço de internet

Policiais Civis realizam uma operação, na manhã desta quinta-feira (18), contra uma empresa suspeita de pagar traficantes para explorar serviço de internet com exclusividade.

A quadrilha atuou, pelo menos, nas comunidades do Morro dos Macacos (Vila Isabel), Manoel Correa e Jardim Nautilus (Cabo Frio), Vila Tiradentes (São João de Meriti), Jacaré (Niterói) e Dendê (Ilha do Governador).

De acordo com a investigação da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), que também conta com informações repassadas pelo Disque Denúncia, a empresa prestadora de serviço de distribuição de sinal de internet, telefonia e TV a cabo paga valores semanais às lideranças do tráfico nessas comunidades para que outras empresas, que prestam o mesmo serviço, fossem impedidas de atuar nesses locais; criando, assim, um monopólio na região.

Segundo diversos relatos feitos por funcionários de outras empresas de telefonia, traficantes armados expulsavam das comunidades os técnicos que tentavam instalar redes que não fossem do provedor associado ao tráfico.

Os traficantes também vandalizavam as redes instaladas, cortando cabos e ateando fogo em equipamentos, e ainda impediam que técnicos efetuassem reparos.

A estimativa é que a empresa tenha nessas regiões mais de 20 mil clientes, totalizando um faturamento bruto mensal de mais de R$ 1 milhão.

A ação deflagrada no dia de hoje busca obter novos meios de prova que possibilitem a identificação de todos os envolvidos na organização criminosa investigada, bem como levantar elementos que apontem para o envolvimento da empresa com traficantes ou milicianos de outras comunidades. Em determinados pontos, os agentes cumprem mandados de busca e apreensão que ajudem a incriminar essa quadrilha.

 


O Disque denúncia recebe informações sobre ações do tráfico na central de atendimento 21.2253 1177 ou no aplicativo “Disque Denúncia RJ”

O Anonimato é Garantido.