A ocorrência foi registrada na 110ª DP
Policiais militares da 5ª UPAm realizaram nesta segunda-feira (11), fiscalização no bairro Albuquerque, em Teresópolis, após terem recebido denúncias encaminhadas pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177) sobre crimes contra a flora na Rua Solar da Paz.
Quando em cumprimento a ordem de policiamento a fim de averiguar as informações, os agentes da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos foram ao local denunciado e observaram ao lado da propriedade, um terreno com cerca de 300 metros quadrados onde havia movimentação de solo e corte de araucárias, que segundo portaria 443/14 do Ministério do Meio Ambiente, encontra-se em risco de extinção. Foram realizadas diligências no entorno e, o proprietário de um terreno vizinho informou que o responsável e dono dessa área não se encontrava naquele momento, mas que ele teria vendido o terreno para sua companheira. Os policiais então realizaram contato telefônico com o mesmo a fim de verificar se ele possuía autorização para o corte das árvores e a movimentação do solo. Ele enviou por meio de um aplicativo de mensagens, uma cópia do documento de intimação da Defesa Civil de Teresópolis, mas que não direito de realizar os serviços que vinham sendo feitos. Diante dos fatos, os agentes da 5ª UPAm procederam à 110ª DP, onde durante o registro de ocorrência, a cônjuge do responsável pelo terreno apresentou uma autorização da Prefeitura Municipal de Teresópolis para a movimentação do solo, mas por estar infringindo o artigo 38 da lei de crimes ambientais, foi solicitada a perícia e lavrado auto de constatação contra a mesma.
O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177, além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente