A ocorrência foi registrada na 136ª DP
Pelo menos 80 mil metros quadrados de área degradada foram identificados por policiais militares nesta sexta-feira (24) em Santo Antônio de Pádua, após uma denúncia sobre queimada encaminhada pelo programa Linha Verde (0300 253 1177) do Disque Denúncia.
Em cumprimento a ordem de policiamento, os policiais da 3ª Unidade de Policiamento Ambiental procederam à Estrada de Santa Cruz onde no local, constataram a veracidade da denúncia, identificando uma área queimada de 80 mil metros quadrados de vegetação com características de nativa em estágio inicial, médio e avançado de regeneração natural. Foi feito contato com uma pessoa que se identificou como proprietário do terreno e o mesmo informou que, 15 dias atrás houve um incêndio na propriedade vizinha e o fogo acabou tomando uma proporção muito grande. Como a denúncia mencionava que ele seria o responsável, os policiais da 3ª UPAm o questionaram a respeito de licenças ambientais, mas o mesmo não possuía nenhuma documentação que o autorizasse a realizar qualquer atividade na propriedade. Diante da situação e com base no artigo 41 da Lei 9.605/98 em conjunto com o artigo 250 do Código Penal, os policiais procederam à 136ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Vale reforçar que somente neste ano de 2021, o programa Linha Verde já recebeu pelo menos 231 denúncias envolvendo queimadas em todo o Estado.
O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177, além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente