O local faz parte da Unidade de Conservação da Serra dos Órgãos
Policiais militares do Comando de Polícia Ambiental, munidos com informações encaminhadas pelo programa Linha Verde (0300 253 1177) do Disque Denúncia, confirmaram nesta sexta-feira (17) a veracidade da denúncia sobre desmatamento no bairro Andorinhas, em Magé, na baixada fluminense.
Segundo os agentes lotados na 1ª Unidade de Policiamento Ambiental, ao chegar à Rua Cabo Frio, observaram um terreno com cerca de 400 metros de área degradada, com início de uma possível construção irregular, movimentação do solo e extração irregular de árvores. Uma pessoa que ali estava, se identificou aos policiais como pedreiro e, quando questionado acerca das licenças necessárias, já que o local faz parte da área de proteção ambiental de Suruí, inserida na Unidade de Conservação da Serra dos Órgãos, ele informou desconhecer. Os agentes da 1ª UPAm então procederam à delegacia e lá, compareceram a proprietária do terreno e o responsável pelas obras. Como não foram apresentadas as licenças ambientais necessárias, após a perícia, o registro da ocorrência foi feito com base no artigo 40 da lei de crimes ambientais
O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177, além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente