A ocorrência foi registrada na 146ª DP
Uma denúncia feita ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177) sobre a existência de um posto de combustível desativado que funcionaria como lava jato irregular, levou a polícia militar a identificar nesta quinta-feira (12) atividade potencialmente poluidora no bairro Parque Prazeres, em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense.
Em cumprimento a ordem de policiamento a fim de averiguar a denúncia, policiais lotados na 3ª UPAm procederam à Rua Francisco Lâmego onde assim que chegaram, constataram o funcionamento do lava jato mencionado na denúncia, mas sem que houvesse bombeamento de água do Rio Paraíba do Sul. Um funcionário do estabelecimento informou aos policiais que o proprietário havia saído para resolver problemas particulares e que não sabia se o mesmo possuía as licenças ambientais necessárias para o funcionamento do lava jato. Durante a fiscalização, os agentes observaram um barril cheio de água, mas os funcionários reforçaram que o serviço de lavagem dos veículos era “a seco” e que os vizinhos cediam a água que estava armazenada no barril. Como nenhuma documentação para o funcionamento do lava jato foi apresentado, os policiais procederam à 146ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 60 da lei de crimes ambientais.
O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177, além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente