A ocorrência foi registrada na 105ª DP
Através de uma denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177), policiais militares identificaram nesta quarta-feira (23) a construção irregular dentro de uma área de preservação permanente dentro da Rua Aureliano Coutinho, no centro de Petrópolis.
De acordo com os agentes do Comando de Polícia Ambiental, que receberam as informações do Linha Verde, a denúncia mencionava o desmatamento, extração de árvores próximo a um barranco, o que traria risco de desabamento futuro. De posse dessas informações, os policiais procederam ao local indicado, onde constataram a obra de um muro de contenção e ao lado, pelo menos 10 metros cúbicos de resíduo dentro de uma área de preservação, cuja área degradada chega à 300 metros quadrados. Os agentes questionaram os responsáveis sobre as licenças pertinentes, mas foram informados de que não havia nenhuma documentação. Diante dos fatos, os policiais procederam à 105ª DP onde após a perícia no local, a ocorrência foi registrada com base no artigo 64 da lei de crimes ambientais.
O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital), além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente