O fato aconteceu na Monsuaba
Nesta terça-feira (22) após uma denúncia de crime ambiental em Angra dos Reis, feita ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – policiais militares identificaram uma reciclagem que funciona sem licenciamento ambiental na Monsuaba, degradando uma área com cerca de 600 metros quadrados.
Com a denúncia que falava sobre acúmulo de lixo e contaminação do solo em mãos, os policiais militares da 4ª UPAm procederam à Rua Abílio de Souza Araújo, onde constataram que no local havia uma reciclagem, sendo acumulados diversos materiais. Foi feito contato com o responsável do local que informou aos policiais que no terreno era realizada a separação de materiais e estocagem para que fossem transportados posteriormente às empresas especializadas, porém, de acordo com ele mesmo, não havia as autorizações necessárias porque ainda estava dando entrada nas licenças pertinentes. Os agentes da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga explicaram que de acordo com o artigo 60 da lei de crimes ambientais, seria necessário o licenciamento ambiental e, diante dos fatos, procederam à 166ª DP para o registro da ocorrência.
O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em Angra dos Reis através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou pelo APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente