O responsável não possuia nenhuma licença para mantê-los engaiolados
Seis pássaros da fauna silvestre brasileira foram resgatados de cativeiro nesta terça-feira (22) por policiais militares, após denúncias feitas ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente.
Segundo os agentes da 1ª Unidade de Policiamento Ambiental, que foram averiguar a denúncia, os animais foram encontrados em um imóvel localizado na Rua D, em Cosmos, na Zona Oeste. A equipe chegou ao local informado na denúncia e, após autorização do proprietário, realizaram fiscalização no interior da residência, onde encontraram dois canários da terra, dois coleiros, um galo da serra e uma maria preta, todos engaiolados e sem nenhuma anilha de identificação. Quando questionado pelos policiais ambientais a respeito das licenças, o responsável informou não as possuir e, por ser crime de acordo com o artigo 29 da de lei 9605/98, ele foi encaminhado à 35ª DP para o registro da ocorrência. As aves, segundo os pms, foram transferidas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde após tratamento serão devolvidas ao seu habitat natural.
O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital), além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente