O responsável não possuia as licenças disponíveis
Policiais militares ambientais estiveram nesta quarta-feira (16) no município de Petrópolis, na região serrana, onde, segundo denúncias encaminhadas pelo Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – próximo ao posto de vistoria do Detran, no Alto da Serra, um morador vinha desmatando, extraindo árvores e barro em uma área de preservação, com objetivo de realizar uma construção irregular.
De posse das informações, a equipe lotada na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos, se dirigiu à Rua Romeu Sutter, onde foi observada a movimentação de terra e corte de talude em uma área cuja degradação ambiental chega à 300 metros quadrados. Um funcionário da obra, que se encontrava no terreno, foi questionado sobre as licenças ambientais para aquela atividade e achou melhor entrar em contato telefônico com o dono do terreno. Aos policiais, o mesmo informou não possuir nenhuma documentação ou autorização específica para a intervenção. Os policiais então procederam, juntamente com o funcionário e o dono do terreno, à 105ª DP onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 64 da lei de crimes ambientais.
O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital), além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente