Disque Denúncia


24 de Junho - Dia de São João e Conscientização



Soltar e comercializar balões é crime.
07/07/2015
24 de Junho - Dia de São João e Conscientização

No último dia 24 foi dia de São João. Uma data onde comemoramos o aniversário de São João Batista, o santo festeiro. A lenda diz que neste dia São João prefere dormir durante todo o dia para não ver as fogueiras na Terra e ficar com vontade de descer e comemorar. Por este motivo, as pessoas soltam fogos de artifício e balões. No caso dos balões, um costume trazido pelos portugueses para o Brasil, eram soltos para avisar que a festa iria começar. 

A prática da soltura de balões, independente da lenda e das festas juninas, perdura até os dias de hoje, mas é preciso alertar que a prática proibida no Brasil devido ao risco de incêndio e mortes. De acordo com a Lei 9605/98, de Crimes Ambientais, soltar, fabricar e comercializar balões é crime. 

E foi fazendo valer a lei que,  na manhã do dia 19/06, Policiais militares da 2ª Unidade de Polícia Ambiental (Upam Móvel) foram acionados para checar a denúncia do funcionamento de uma fábrica de balões no bairro Boa Vista, em São Gonçalo – Região Metropolitana do Rio. No local foram encontrados 10 balões já confeccionados de aproximadamente 4 metros cada, 1 bucha, 15 bocas de balão e 65 lanternas.  A ocorrência foi encaminhada à 73ª DP (Neves).

Vale relembrar que desde o dia 15 de Abril, está em vigor a Campanha “Disque Balão”, do Linha Verde, onde até Setembro deste ano, quem denunciar locais de soltura, confecção e comercialização de balões, além de grupos de baloeiros, pode receber recompensas que variam de R$ 300 a R$ 2 mil. 
 
O Comando de Polícia Ambiental pede que a população continue contribuindo com informações, entrando em contato com a Linha Verde do Disque Denúncia através dos telefones: (21) 2253-1177 (capital) ou 0300 253-1177 (interior).