Disque Denúncia


Denúncia feita ao Linha Verde leva ambiental a terreno onde ocorria extração mineral de forma irregular em Angra dos Reis


A ocorrência foi registrada na 166ª DP

31/05/2021
Denúncia feita ao Linha Verde leva ambiental a terreno onde ocorria extração mineral de forma irregular em Angra dos Reis

Nesta segunda-feira (31) a partir de uma informação sobre crime ambiental em Angra dos Reis, encaminhada pelo programa Linha Vede (0300 253 1177), do Disque Denúncia, policiais militares apreenderam duas marretas, duas macetas, uma picareta, uma cavadeira, 10 ponteiros em um terreno na Lambicada, onde ocorria extração irregular de substância mineral.

De acordo com os agentes, quando estavam em patrulhamento para averiguar as informações do Linha Verde, tiveram a atenção voltada para um homem que realizava o corte de pedras na BR 101, altura do quilômetro 474. Os policiais então procederam ao local onde constataram cerca de 5 metros cúbicos de extração mineral, sendo utilizados métodos e técnicas manuais para o corte das pedras, infringindo a lei 12.651/12, que em seu artigo 4º, trata de áreas de preservação permanente. Quando indagado pela equipe da UPAm sobre as licenças pertinentes, o acusado informou ter sido contratado para a realização do serviço, mas após contato telefônico com o responsável, os policiais foram informados de que não havia nenhuma autorização pertinente. Diante dos fatos, os militares apreenderam todo o material e procederam à 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 55 da lei de crimes ambientais.

Vale reforçar que em Angra dos Reis, a população pode denunciar qualquer crime contra o meio ambiente ao Linha Verde, do Disque Denúncia, através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local), pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ” para celulares, ou ainda pelo site www.disquedenuncia.org.br. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente