Disque Denúncia


Grande quantidade de camarão é apreendida junto com outros peixes após denúncias do Linha Verde sobre pesca ilegal em Angra dos Reis


Os responsáveis pela apreensão foram policiais da 4ª UPAm

02/04/2021
Grande quantidade de camarão é apreendida junto com outros peixes após denúncias do Linha Verde sobre pesca ilegal em Angra dos Reis

Pelo menos 41 quilos de camarão branco, 17 quilos de pescados diversos, duas redes de arrasto e uma embarcação foram apreendidos na manhã desta sexta-feira (02) na Enseada, Angra dos Reis, após denúncias sobre pesca irregular feitas ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para recebimento de informações sobre crimes ambientais.

A denúncia que foi encaminhada aos policiais militares da 4ª UPAm, mencionava que, diariamente entre 5h e 6h, poderiam ser encontrados homens realizando pesca irregular, inclusive de espécies em período de defeso e, com essas informações, a equipe lotada na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga esteve nesta manhã no local denunciado. Já na chegada, pode observar a aproximação de uma embarcação do tipo arrasto na costa do bairro Enseada, onde dois suspeitos estavam desembarcando duas caixas de isopor em uma canoa estacionada numa servidão de acesso à praia. Os policiais então questionaram um dos suspeitos sobre o conteúdo das caixas e foram informados de que havia camarões e outros pescados. Segundo ele, a pesca de arrasto foi realizada com auxílio de uma embarcação de 36 pés durante a madrugada, mas o próprio não possuía nenhuma documentação legal junto a Capitania dos Portos e tampouco o Registro Geral de Atividade Pesqueira (RGP), infringindo então a instrução normativa do IBAMA, que versa sobre o período de defeso do camarão. Diante dos fatos, os policiais recolheram todo o pescado e as redes de pesca e procederam à 166ª DP para o registro da ocorrência. Após perícia, um agente fiscal sanitário da Prefeitura de Angra dos Reis esteve naquela distrital, onde atestou que os 41 quilos de camarão e pelo menos 12 quilos de peixes estavam próprios para consumo, e por esse motivo, foram doados para o Centro de Atenção à População Moradora de Rua, Casa Abrigo da Criança e Adolescente além da Associação de Caridade São Vicente de Paulo. As duas redes de arrasto apreendidas ficaram na 166ª DP, enquanto que a embarcação ficou sob os cuidados do acusado, que ficou como fiel depositário. Além disso, após contato na Capitania dos Portos, o suspeito recebeu uma notificação informando que o barco não possuía registro da capitania e por esse motivo será instaurado um inquérito militar.

Vale sempre reforçar que a população pode denunciar crimes contra o meio ambiente ao Linha Verde, através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação loca) ou ainda pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente