Disque Denúncia


Denúncia do Linha Verde leva UPAm Desengano a flagrar queimada e desmatamento em Itaocara 


Até o Corpo de Bombeiros foi chamado para conter as chamas

24/03/2021
Denúncia do Linha Verde leva UPAm Desengano a flagrar queimada e desmatamento em Itaocara 

Graças a uma denúncia feita ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – policiais militares flagraram na manhã desta quarta-feira (24) os crimes de queimada e desmatamento que vinham ocorrendo no bairro Florestal, no município de Itaocara, no Noroeste Fluminense.

De acordo com policiais lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual do Desengano, a denúncia do Linha Verde mencionava que nas proximidades da rodoviária da cidade, em um morro que ficava atrás de um bambuzal, uma família vinha realizando desmatamento naquela localidade. Com essas informações, a equipe da 3ª UPAm procedeu à Rua José Sabino Catete Silva onde flagraram a degradação ambiental em uma área de mil metros quadrados, com supressão de vegetação seguida de queimada e muita fumaça em decorrência do fogo na mata. Durante a fiscalização, um homem que realizava a queimada informou que limpava o terreno a pedido da moradora e que depois plantaria feijão no local. Por risco de incêndio de grandes proporções, o Corpo de Bombeiros foi chamado para impedir que o fogo atingisse o restante da mata da propriedade. Diante dos fatos e com base nos artigos 48 e 41 da lei de crimes ambientais, a dona do terreno e o homem que prestava serviço foram conduzidos à 135ª DP onde foi solicitada perícia para o local.

O Linha Verde solicita a população do norte e noroeste fluminense que continue denunciando crimes contra o meio ambiente através dos telefones 03000 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177, pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ” ou ainda por meio do site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente