Disque Denúncia


Pássaros em cativeiro são resgatados após denúncia do Linha Verde em Paracambi


As aves foram transferidas para o CETAS, em Seropédica

04/03/2021
Pássaros em cativeiro são resgatados após denúncia do Linha Verde em Paracambi

Uma denúncia sobre guarda e comércio de animais silvestres feita ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – levou policiais militares a resgatarem nesta quinta-feira (04), cinco pássaros silvestres mantidos em cativeiro no município de Paracambi.

Os policiais lotados na 2ª UPAm, em cumprimento a ordem de policiamento, procederam à Rua Vereador Aníbal Cardoso, no bairro Lages, onde segundo a denúncia, um homem os matinha em cativeiro com o objetivo de comercialização. No local, após contato com o proprietário, os policiais adentraram a residência e observaram três coleiros, um chorão e um curió, todos dentro de gaiolas penduradas na parede. Um desses coleiros possuía uma anilha de identificação, mas quando os agentes perguntaram se o acusado possuía as licenças pertinentes para os outro quatro, o mesmo informou não as possuir. Com base no artigo 29 da lei de crimes ambientais, ele foi encaminhado à 51ª DP, enquanto que as aves foram levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestre (CETAS) onde após tratamento serão devolvidos ao seu habitat natural.

O Linha Verde solicita a população que denuncie crimes ambientais no Estado do Rio através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente