As aves foram encaminhadas ao Parque Estadual do Desengano, onde serão reintroduzidas em seu habitat natural
Uma denúncia feita ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente - sobre guarda de animais silvestres, levou policiais militares a resgatarem nesta sexta-feira (26), quatro pássaros da fauna silvestre brasileira que eram mantidos em cativeiro no município de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.
A denúncia citava que o dono mantinha as aves engaioladas e que poderiam ser utilizadas em torneios de canto. Os agentes da Unidade de Policiamento Ambiental Desengano então se dirigiram à Rua Roberto Pinto de Andrade, no bairro Goytacazes, onde, após contato com o responsável pelo imóvel denunciado, constataram a existência de dois tizius e dois coleiros, sem nenhuma anilha, presos em gaiolas. Quando questionado sobre as licenças necessárias para mantê-los em cativeiro, o mesmo informou não as possuir e por ser crime com base no artigo 29 da lei 9605/98, foi conduzido à 134ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Ainda de acordo com a 3ª UPAm, os pássaros foram levados ao Parque Estadual do Desengano, onde serão reintroduzidos ao habitat natural.
O Linha Verde solicita a população de todo o Estado do RJ que continue a denunciar crimes ambientais através dos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177, pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ” ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente