Os responsáveis não foram localizados
Cinco mil metros quadrados de área degradada na altura do quilômetro 593 da BR 101, em Paraty, na Costa Verde. Essa foi a conclusão de policiais militares que, neste domingo (07), foram averiguar denúncia do Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – sobre desmatamento e aterramento para loteamento.
Os policiais militares lotados na 4ª UPAm, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, informam que no local denunciado, não encontraram nenhum suspeito, porém, confirmaram a supressão de vegetação com o corte de várias embaúbas. Segundo o Instituto Nacional de Florestas, as embaúbas só podem ser cortadas enquanto estão crescendo, uma vez que se cortadas antes, podem gerar multa de R$ 3 mil por cada uma ao responsável pelo ilícito. Ainda durante a fiscalização, a equipe da Unidade de Policiamento Ambiental Juatinga verificou o aterramento de um espaço para um possível loteamento. Tendo em vista se tratar de uma área de preservação permanente pelo fato de passar um córrego aos fundos do terreno, a equipe se deslocou para à 167ª DP, onde segundo os policiais, a ocorrência foi registrada.
Vale reforçar que no Sul Fluminense a população pode denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ” onde é possível enviar fotos e vídeos, sempre com a garantia do anonimato.
LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente