Disque Denúncia


Ambiental identifica abertura de estrada e extração de recursos hídricos sem autorização após denúncia do Linha Verde


A ocorrência foi registrada na 104ª DP

15/01/2021
Ambiental identifica abertura de estrada e extração de recursos hídricos sem autorização após denúncia do Linha Verde

Em cumprimento a ordem de policiamento com objetivo de averiguar denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde (0300 253 1177), do Disque Denúncia, policiais identificaram nesta quinta-feira (14) a movimentação do solo e extração irregular de recursos hídricos no interior de um sítio em São José do Vale do Rio Preto, na região serrana.

Segundo os policiais da UPAm Três Picos, que foram averiguar a denúncia na Serra do Capim, não havia nenhum responsável no endereço, mas após diligências no entorno e contato com moradores próximos, os agentes conseguiram identificar o proprietário do local.

A equipe da UPAm informou que foi possível observar a abertura de uma estrada com movimentação do solo em uma área degradada de 5 mil metros quadrados.

Quando questionado sobre as licenças pertinentes, o mesmo apresentou apenas uma autorização baseada em processo técnico de vistoria emitida pela Secretaria de Meio Ambiente do município e como na localidade também havia um poço artesiano sem a devida autorização do INEA, os policiais procederam com o mesmo à 104ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 60 da lei de crimes ambientais.

Na região serrana, a população pode denunciar crimes contra o meio ambiente ao Linha Verde, através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

LINHA VERDE, o Disque Denúncia do Meio Ambiente