Disque Denúncia


Disque Balão


 
Já foram registradas 36 denúncias. 
16/05/2014
Disque Balão

Durante o primeiro mês da campanha “Disque Balão”, lançada em sua 15ª edição no dia 15 de Abril, em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente, o Disque Denúncia já recebeu 36 denúncias que envolvem desde confecção à soltura ou comercialização de balões. Essas denúncias chegam através dos telefones 0300 253 1177 e 2253 1177 e são encaminhadas às polícias para a realização de investigações e operações a fim de apreender materiais e prender pessoas envolvidas nesse tipo de crime.

A parceria entre o Comando de Polícia Ambiental e o Disque Denúncia tem sido de extrema importância para coibir essa prática criminosa, por isso é importante que a população continue denunciando. O anonimato é garantido.

Cabe ressaltar que a prática de soltar balões é crime (artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98) e causa acidentes graves. Ele pode cair aceso em florestas e residências, produzindo grandes prejuízos patrimoniais, ameaça ao nosso meio ambiente e até mesmo colocando a integridade física e a vida das pessoas em risco. No último dia 29 de Abril, um balão com uma cangalha carregada de fogos caiu na Rua Vanda de Souza Ramos, em São Gonçalo e atingiu casas e carros, além de afetar tubulações de água e abrir rachaduras em alguns muros.

A ameaça representada pelos balões é irrestrita, atinge instalações industriais, como as refinarias de petróleo, onde provocam incêndios em tanques e áreas adjacentes e até no espaço aéreo os balões podem provocar acidentes.

Embora o Código Florestal estabeleça, desde 1965, a soltura de balões como contravenção, tais artefatos continuam devastando grandes áreas verdes. Geralmente entre os meses de abril e junho são contabilizados os maiores casos, período em que se iniciam os preparativos em homenagem a São Jorge, dia das mães e também das festas juninas. O problema é ainda agravado pela menor umidade do ar no outono.

A campanha do “Disque Balão”, que teve seu início no ano de 1999, visa conscientizar a população sobre os perigos da prática de soltar balões e desestimular os atos de baloeiros a partir de ações de prevenção e repressão, combatendo a confecção, comercialização, soltura e realização de festivais de balões.

Quem fizer a denúncia tem a garantia de sua identidade preservada, do anonimato. Quem está no Rio de Janeiro pode fazer denúncias pelo 2253-1177. Já o número 0300 253-1177, que tem custo de uma ligação local, é para quem se encontra em outros municípios.

O Disque Balão, através do Disque Denúncia, oferece recompensas, com valores entre R$ 300 e R$ 2 mil, por informações que levem a apreensão de balões e/ou identificação e localização de baloeiros.
 
#umadenuncianaocaidoceu