Na ação do 24º BPM foram encontrados caixas de cigarros, máquinas utilizadas para prática de jogos de azar e mídias de Cd
Policiais do 24º BPM (Queimados) , em posse de informações repassadas pelo Disque Denúncia sobre a localização de produtos provenientes de roubo de carga, estiveram na tarde de hoje (08) em um imóvel na Avenida Doutor Curvelo Cavalcante, Centro de Itaguaí, e conseguiram apreender 183 mídias de CD; 04 caixas de cigarro, marca Gift; 26 caixas de cigarro, da marca Club One e 04 máquinas utilizadas para prática de jogos de azar.
O responsável pelo imóvel, identificado por José Itamar Barreto de Andrade, informou aos agentes que as mercadorias pertencem aos ambulantes e são guardadas no local. Ele foi encaminhado, junto ao material apreendido, à 50ª DP (Itaguaí) para o registro da ocorrência.
Este importante resultado acontece um dia após o Disque Denúncia lançar a campanha "Outdoors da Violência", que tem o objetivo de dar mais visibilidade a este tema, conscientizando cariocas e fluminenses sobre a relação entre o contrabando, geralmente controlado pelo crime organizado, e o aumento da violência que atinge a população, o Disque Denúncia.
Nos últimos três anos, aproximadamente 3500 informações sobre falsificação e contrabando de produtos em geral foram registrados no Disque Denúncia - que compeltou 24 anos, de serviços pretsados, no dia 1º de agosto. Neste período de três anos, 1132 denúncias cadastradas versavam sobre os crimes de receptação, roubo, armazenamento, contrabando e falsificação de cigarros, sendo esse um dos principais produtos contrabandeados e falsificados, seguidos por roupas, calçados e artigos de vestuário, bem como produtos de informática, medicamentos e acessórios médicos. Vale recordar que até bem pouco tempo, os cd´s e dvd´s lideravam essas estatísticas, mas com os avanços tecnológicos da internet, tais produtos perderam espaço.
A campanha
Todo mundo sabe que a violência não para de fazer vítimas no Rio de Janeiro. Mas pouca gente pensa que o contrabando está diretamente ligado a homicídios, balas perdidas e outras ocorrências. O comércio ilegal é uma das principais fontes de lucro do crime organizado, portanto, o consumo de produtos contrabandeados patrocina a violência.
Com o objetivo de mostrar aos cariocas que cada centavo gasto no contrabando pode virar bala em armas clandestinas, o Disque Denúncia, em parceria com a Agência3, criou outdoors com uma mensagem direta. Contrabando é crime. E aumenta a violência que atinge você. Para deixar a ideia ainda mais clara e ampliar o impacto visual da peça, a palavra "você" foi escrita em um estande de tiro com disparos reais.
Além dos outdoors, a campanha conta com spots para rádio e peças digitais. Tudo para conscientizar a sociedade sobre o tema e evidenciar uma triste verdade: quem compra produtos contrabandeados pode acabar pagando com a vida.
As denúncias podem e devem ser feitas pela população de todo o Estado em nosso APP "Disque Denúncia RJ", onde é possível anexar fotos e vídeos, disponível nas lojas virtuais Google Play e Apple Store ou através dos telefones 2253 1177 (capital) e 0300 253 1177 (interior) no custo de uma ligação local. O anonimato é garantido ao denunciante.