Uma pessoa foi presa durante a operação do 3º BPM
No dia do lançamento da campanha “Outdoors da Violência” – Iniciativa do Disque Denúncia no combate à compra e venda de produtos contrabandeados -, Policiais Militares do 3º BPM (Méier) estiveram na manhã de hoje (07) em estabelecimento comercial, localizado na Rua Eulina Ribeiro, no Engenho de Dentro, para averiguar informações repassadas pelo Disque Denúncia sobre a comercialização de cigarros contrabandeados.
No local, os policiais encontraram 12 pacotes de cigarro, da marca GIFT, contendo 10 maços cada e 03 maços de cigarro, da mesma marca, avulsos.
O responsável pelo estabelecimento, identificado por Jonas Derossi Cordeiro, foi encaminhado à 26ª DP (Méier), para o registro de ocorrência. Segundo a Polícia, após consulta - via Portal de Segurança – foi constatado 01 mandado de prisão em desfavor de Jonas Derossi Cordeiro.
Campanha “Outdoors da Violência”
“Contrabando é crime e aumenta a violência que atinge você.”
Com o objetivo de dar mais visibilidade a este tema, conscientizando cariocas e fluminenses sobre a relação entre o contrabando, geralmente controlado pelo crime organizado, e o aumento da violência que atinge a população, o Disque Denúncia (2253 1177) lançou, nesta quarta-feira (07), a campanha “Outdoors da Violência”.
O Disque Denúncia do Rio de Janeiro registrou, nos últimos três anos, aproximadamente 3500 informações sobre falsificação e contrabando de produtos em geral. Neste período, 1132 denúncias cadastradas versavam sobre os crimes de receptação, roubo, armazenamento, contrabando e falsificação de cigarros, sendo esse um dos principais produtos contrabandeados e falsificados, seguidos por roupas, calçados e artigos de vestuário, bem como produtos de informática, medicamentos e acessórios médicos. Vale recordar que até bem pouco tempo, os cd´s e dvd´s lideravam essas estatísticas, mas com os avanços tecnológicos da internet, tais produtos perderam espaço.
A campanha
Todo mundo sabe que a violência não para de fazer vítimas no Rio de Janeiro. Mas pouca gente pensa que o contrabando está diretamente ligado a homicídios, balas perdidas e outras ocorrências. O comércio ilegal é uma das principais fontes de lucro do crime organizado, portanto, o consumo de produtos contrabandeados patrocina a violência.
Com o objetivo de mostrar aos cariocas que cada centavo gasto no contrabando pode virar bala em armas clandestinas, o Disque Denúncia, em parceria com a Agência3, criou outdoors com uma mensagem direta. Contrabando é crime. E aumenta a violência que atinge você. Para deixar a ideia ainda mais clara e ampliar o impacto visual da peça, a palavra "você" foi escrita em um estande de tiro com disparos reais.
Além dos outdoors, a campanha conta com spots para rádio e peças digitais. Tudo para conscientizar a sociedade sobre o tema e evidenciar uma triste verdade: quem compra produtos contrabandeados pode acabar pagando com a vida.
Ficha Técnica:
Agência: Agência3
Cliente: Disque Denúncia
Direção Geral: Paulo Castro
Direção de Criação: Daniel Bonela, Fábio Onofre
Supervisão de Criação: Flávio Chubes, Emília Guimarães
Criação: Paulo Castro, Fábio Onofre, Matheus Loretti, Rafael Costa, Natanael Carvalho
Head de Marcas & Growth Business: Ingrid Lagrotta
Marcas & Growth Business: Rafaella Eyer, Juliana Fernandes
Head de Estratégia: Roberto Vianello
Diretor de Conexões: Willian Rocha
Conexões de Mídia: Diná Lopes, Luiz Gaspar, Flora Filardi, Tathiana Carpes, Caio Bittencourt
Diretora de Operações: Deborah Peixoto
RTVC: Ana Hildebrandt, Fernanda Pinheiro
Finalização off e digital: Cláudio Mata
Fotógrafo: Aderi Costa
Produtora de áudio e vídeo: Drive
Aprovação: Zeca Borges