Disque Denúncia


Prêmio Tim Lopes



Foram mais de 100 trabalhos inscritos.

16/04/2014
Prêmio Tim Lopes

No último dia 15 de abril, as 11h, o Instituto MOVRIO e o Disque-Denúncia realizaram a cerimônia de entrega de premiação dos vencedores do  Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo durante um almoço de confraternização entre membros da imprensa, autoridades da segurança pública e agentes da sociedade civil, no auditório da Firjan, no centro do Rio de Janeiro. O Prêmio destina-se ao reconhecimento de trabalhos jornalísticos de grande qualidade que foram produzidos ao longo do ano de 2013.

Esta é a 9ª edição do Prêmio e, este ano, a novidade foi que o recebimento das inscrições e dos trabalhos jornalísticos aconteceram através de uma plataforma digital. Além de agilizar o processo de seleção das matérias vencedoras, essa iniciativa contribuiu com o meio-ambiente, economizando papel e gastos com logística e impressão. 


Foram mais de 100 trabalhos inscritos, dos mais diversos veículos de comunicação de todo o país, que concorreram a 08 categorias, para as áreas de jornal impresso, rádio, fotografia, internet e televisão, com prêmios de até R$8.000,00 reais. 

Os vencedores foram: 

Grande Prêmio - Vinícius Dônola - Reportagem: Encarcerados (Rede Record de Televisão - Jornal da Record); Televisão - Bette Lucchese e Mahomed Saigg - Reportagem: Cobertura do Caso Amarildo (Tv Globo - Jornal Nacional ); Jornal Impresso - Ed Wanderley - Reportagem: O mercado da adoção de bebês no Facebook (Diário de Pernambuco); Internet - Mariana Dantas e Wladmir Paulino - Reportagem: Cisternas da Discórdia (Portal NE10 - Jornal do Commercio); Rádio - Júlio Lubianco - Reportagem: Into sem controle (CBN); Fotografia - José Mauro Leandro Pimentel - Reportagem: Assembleia em Chamas (Portal Terra); Meio Ambiente - Alexandre Medeiros - Reportagem: A seca tem rosto, nome e sobrenome (Jornal O Dia); Direitos Humanos - Ciara Núbia de Carvalho Alves e Julliana de Mello - Reportagem: Os meninos do Brasil/Pelo menos um (Portal NE10 Jornal do Commercio). 

Estiveram presentes no evento o Secretário de Segurança Pública – Delegado José Mariano Beltrame; Chefe de Polícia Civil - Delegado Fernando Veloso; o   relações-públicas da PM Coronel Cláudio Costa e o presidente do Instituto MOVRIO e superintendente do Disque-Denúncia – Zeca Borges. Também prestigiaram o evento jornalistas e editores de diversos veículos de imprensa, policiais civis e militares, empresários e patrocinadores do evento.

Durante o evento foram homenageados como parceiros do Disque-Denúncia os seguintes profissionais: Ana Paula Araújo - TV Globo, Francisco Barbosa - Rádio Tupi e Vera Araújo - O Globo. Foi prestada uma homenagem ao trabalho e à Memória do cinegrafista Santiago Ilídio Andrade, da TV Bandeirantes. O trabalho de Santiago inspirou o Disque-Denúncia a criar mais uma categoria para a próxima edição do Prêmio Tim Lopes: o de Cinegrafista. Ano que vem, teremos colegas de Santiago contemplados nesta premiação.