Os pássaros foram encaminhados ao CETAS, onde após tratamento serão devolvidos ao seu habitat natural.
Três pássaros da fauna silvestre foram resgatados de cativeiro nesta segunda-feira (25) em Niterói, após policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental da Serra da Tiririca terem ido checar denúncia encaminhada pelo Linha Verde (0300 253 1177) sobre crime ambiental naquele município.
De acordo com os agentes da 6ª UPAm, quando chegaram à residência denunciada, na Rua Cento e Dezoito, em Piratininga, avistaram gaiolas vazias penduradas na parede e três delas possuíam pássaros anilhados (dois coleiros e um trinca ferro). O caseiro da propriedade, quando perguntado sobre as autorizações necessárias para tê-los em cativeiro, informou não as possuir, como preconiza a Instrução Normativa 10/2011 do IBAMA. Diante dos fatos, os policiais ambientais conduziram-no à 81ª DP (Itaipu) onde o delegado registrou a ocorrência conforme o artigo 29 da lei de crimes ambientais, enquanto os pássaros foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde após tratamento serão devolvidos ao seu habitat natural.
Vale frisar que desde o início do ano, o Linha Verde já cadastrou mais de 213 denúncias sobre guarda de animais silvestres em todo o Estado do Rio. Para denunciar qualquer crime ambiental, a população pode ligar para o 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda utilizar o aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ” onde é possível enviar fotos e vídeos. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.