A denúncia que levou os policiais ao local foi feita pelo aplicativo "Disque Denúncia RJ"
Neste domingo, ao irem averiguar a veracidade de denúncias sobre crimes ambientais encaminhadas pelo Linha Verde (0300 253 1177), policiais militares se depararam com um terreno utilizado para reciclagem de materiais sem autorização no interior de um condomínio no bairro Bananeiras, em Araruama, na Região dos Lagos.
De acordo com os agentes, construir, reformar, aplicar, instalar ou fazer funcionar, em qualquer parte do território nacional, estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes ou contrariando as normas legais, configura crime ambiental de acordo com o artigo 60 da lei 9605/98. Como durante a fiscalização dos policiais o síndico do Condomínio São José não apresentou as devidas licenças, foi encaminhado à 118ª DP (Araruama) para prestar esclarecimentos.
Vale frisar que na região dos lagos a população pode denunciar qualquer crime contra o meio ambiente ao Linha Verde, pelo telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda utilizando o aplicativo “Disque Denúncia RJ” enviando fotos e vídeos, sempre com a garantia do anonimato.