As aves foram levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres
Dez pássaros da fauna silvestre foram resgatados de cativeiro neste domingo (17) após policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual da Serra da Tiririca terem recebido informações do Linha Verde (0300 253 1177) sobre guarda ilegal de pássaros em uma residência no município de Itaboraí, na região metropolitana.
Segundo os agentes da 6ª UPAm, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, os seis coleiros, dois trinca ferros e dois canários da terra, identificados no imóvel localizado na Avenida Antonio Gomes, no bairro Calundum, não possuíam nenhuma anilha de identificação do IBAMA e quando questionado pelos policiais, o dono das aves informou que não tinha as licenças ambientais pertinentes para a guarda dos animais. Diante dos fatos e com base na lei 5170/67 em conjunto com o artigo 29 da lei de crimes ambientais, a equipe procedeu à 71ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Todos os pássaros foram apreendidos e encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica e após tratamento serão devolvidos ao seu habitat natural.
O Linha Verde solicita a população que continue denunciando crimes ambientais no Estado do Rio através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda pelo aplicativo disponível para celulares “Disque Denúncia RJ” onde é possível enviar fotos e vídeos. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.