O dia 8 de março é marcado pelo Dia Internacional da Mulher. Apesar das conquistas femininas no mercado de trabalho, na política e na independência de suas escolhas, muitas mulheres ainda enfrentam dentro de suas próprias casas o seu maior desafio: a luta contra a violência.
No ano de 2013, o Disque-Denúncia registrou 1.892 cadastros de violência contra a mulher. No topo da lista estão as agressões domésticas, que totalizaram 1.052 denúncias. Os estupros representam 806 cadastros, seguidos de 33 denúncias sobre tráfico de mulheres.
Os cinco municípios que mais receberam denúncias em 2013 foram: Rio de Janeiro - 563 denúncias, Duque de Caxias - 86 denúncias, São Gonçalo - 69 denúncias, Nova Iguaçu - 87 denúncias e Belford Roxo - 43 denúncias.
Em muitas informações há incidência do espancamento dos filhos, todos menores de dezoito anos. Quanto aos estupros, existem fatos que ocorrem no âmbito familiar e casos de estupro contra mulheres em via pública.
Em dezembro do ano passado o Disque-Denúncia em parceria com a Agência 3 desenvolveu uma ação para divulgar a luta contra a violência doméstica. A ação foi criada pela Agência3 , e contou com o apoio da organização do Shooto, a equipe Nova União, a Team Nogueira e o Canal Combate. O objetivo era reforçar o poder da denúncia. Assista o vídeo sobre a ação: http://www.disquedenuncia.org.br/video.php?id=100
Somente este ano (2014) o Disque-Denúncia já registrou 161 denúncias sobre violência doméstica contra mulher. Ajude a combater este crime, ligue para 21 2253-1177 e denuncie, o anonimato é garantido.