Evento capacita pessoal para o atendimento à violência doméstica
Na busca de envolver a equipe de colaboradores do Disque Denúncia na questão da violência às mulheres, foi promovida uma palestra com Marisa Chaves, Membro da Comissão Especial de Segurança da Mulher CRM-SSA/UFRJ e Mestre em Serviço Social pela UFRJ. O evento contou com a presença de todos os colaboradores do Disque Denúncia, com destaque para os profissionais do setor de atendimento, que recebem as ligações e precisam filtrar as denúncias de forma assertiva. Na palestra, foram compartilhadas informações sobre a Lei Maria da Penha, os movimentos na política pública sobre o assunto e a lei dos direitos humanos, entre outros assuntos relacionados.
A violência é questão de saúde pública e o Disque Denúncia acredita e aposta na existência de uma sociedade sem violência de gênero contra as mulheres. Para isso, mantém o Núcleo contra a Violência Doméstica (NVD) cujo objetivo é dar tratamento especial às denúncias de crianças, adolescentes, mulheres e idosos. Somente neste ano de 2018, até 30 de novembro, o Disque Denúncia recebeu 342 reclamações de violência contra a mulher, 25% mais do que 2017 no mesmo período.
O atendimento do Disque Denúncia funciona de segunda a sábado, de 7:00 às 23:00h, pelo telefone 2253-1177 ou pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”, com anonimato garantido. Todas as denúncias recebidas são encaminhadas para os órgãos competentes.