As informações foram encaminhadas pelo Linha Verde à 3ª UPAm
Policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque do Desengano identificaram, nesta sexta-feira (16) um homem que possuía quatro pássaros em cativeiro sem ter as autorizações necessárias para a guarda dos animais. De acordo com os agentes, a equipe realizou fiscalização no município de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, após denúncias encaminhadas pelo Linha Verde (0300 253 1177), programa do Disque Denúncia do Rio voltado para meio ambiente.
Ao chegarem na Rua Matutu, os militares da UPAm procederam ao imóvel denunciado onde em contato com o acusado informaram que a fiscalização seria por conta de informações sobre guarda de animais silvestres e posse ilegal de armas de fogo. No interior da residência, os policiais localizaram um coleiro e um tiziu, todos contendo anilhas de identificação, mas sem que o responsável tivesse as licenças necessárias para mantê-los acondicionados. Quando saiam da residência, foram avistados mais dois coleiros, porém sem as anilhas e as documentações pertinentes. Desta forma, os agentes procederam à 146ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 29 da lei de crimes ambientais.
Vale ressaltar que nas regiões Norte e Noroeste Fluminense, a população pode denunciar qualquer crime ambiental ao Linha Verde, pelos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177 ou ainda pelo APP “Disque Denúncia RJ”, enviando fotos e vídeos com garantia do anonimato.