27/04/2018
A campanha é uma iniciativa do programa Linha Verde, do Disque Denúncia do Rio de Janeiro
Mais um balão foi apreendido por policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental da Pedra Branca, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, utilizando uma denúncia recebida pelo Linha Verde, programa do Disque Denúncia do Rio voltado para meio ambiente, durante a campanha Disque Balão.
Na ação que ocorreu nesta quinta-feira (26), os policiais da 1ª UPAm conseguiram apreender, além do balão de 16 metros em fase de confecção, duas bocas de balão e dois rolos de papel de seda com aproximadamente 200 folhas cada. Todo o material encontrava-se em uma residência localizada na Rua Soldado Toribio da Silva, em Inhoaíba, na Zona Oeste e foi encaminhado junto com o responsável pela fabricação à 35ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
Vale reforçar que o Linha Verde possui a campanha “Disque Balão”, que foi criada com o objetivo de estimular a população a denunciar locais de comercialização de balões, prevenir e reprimir a ação de baloeiros e a realização de festivais e, desde o início do ano, já foram recebidas 42 denúncias sobre esses assuntos
A prática de soltar balões é crime (artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98). A pena para quem for pego confeccionando, comercializando ou soltando balões que possam provocar incêndios é de 1 a 3 anos de detenção ou multa, ou ainda ambas as penas cumulativamente.
Para denunciar esse tipo de atividade criminosa, o Linha Verde disponibiliza os telefones (21) 2253 1177 e 0300 253 1177 (custo de ligação local) além do aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”, onde é possível enviar fotos e vídeos, sempre com a garantia do anonimato.
Linha Verde, o Disque Denúncia do Meio Ambiente.