16/04/2018

Ao todo foram encontrados 28 galos com ferimentos possívelmente por prática de rinha de galo

Denúncia leva Polícia Ambiental a encontrar galos feridos utilizados em torneios

Imagem da notícia

Uma denúncia sobre rinhas de galo encaminhada pelo Linha Verde, canal para exclusivo para denúncias de crimes ambientais, levou policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque do Desengano a encontraram nesta segunda-feira (16) 28 galos mestiços, feridos, acondicionados em viveiros de madeira, em Boa Sorte, distrito de Cantagalo, no Centro Norte-Fluminense.



Segundo os policiais da 3ª UPAm, no local existia um cercado de varas de ferro e lona, onde os animais participariam de rinhas de galo. Foram apreendidos ainda 41 bicos de metal, 15 esporas de plástico, quatro biqueiras de borracha, sete buchas para espora e três tesouras. Questionado pelos policiais, o proprietário dos animais informou que possuía os mesmos para a venda e que eles eram colocados parar “bater galos” no momento da negociação, a fim de aumentar o valor do animal.



Por se tratar de um crime ambiental de acordo com a lei (praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos) o dono dos galos foi encaminhado à 153ª DP, onde a ocorrência foi registrada e, por se tratar de um crime de pequeno potencial ofensivo, de acordo com o artigo 32, ele responderá em liberdade.



Vale sempre ressaltar que o Linha Verde é um aliado da população do Estado do Rio de Janeiro no combate aos crimes ambientais e qualquer denúncia pode ser feita através dos telefones (21) 2253 1177 ou 0300 253 1177(custo de ligação local) e se preferir, através do aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”, onde é possível enviar fotos e vídeos, sempre com a garantia do anonimato.