02/03/2018

Todas as aves foram encaminhadas ao Instituto Ambiental Phenix de Animais Silvestres

Denúncia do Linha Verde leva 6ª UPAm a resgatar 50 pássaros silvestres de cativeiro no município de São Gonçalo

Imagem da notícia

Uma denúncia de crime ambiental enviada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia do Rio levou policiais da 6ª Unidade de Policiamento Ambiental (Serra da Tiririca) a resgatarem nesta sexta-feira (02), 50 pássaros da fauna silvestre que estavam em cativeiro.



O fato ocorreu no centro do município de São Gonçalo, na Região Metropolitana, onde dentro da residência denunciada, havia dois grandes viveiros e diversas gaiolas com pássaros, sem que esses tivessem anilhas de identificação do IBAMA ou que o proprietário possuísse licença ambiental. Segundo os agentes da 6ª UPAm, no local foram encontrados 11 canários, cinco coleiros, nove biquinhos, quatro sabiás, três tizius, três bem-te-vis, três saíras, dois tiês sangue, duas gralhas, um caboquinho, uma cigarra, um galo da serra, um trinca ferro, um corripião, um tucano, um azulão e um garibaldi.



Todas as aves foram encaminhadas ao Instituto Ambiental Phenix de Animais Silvestres em São Pedro da Aldeia. O responsável pelos animais foi levado à 72ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no Artigos 29 da Lei de Crimes Ambientais e 180 do Código Penal.



Vale reforçar que desde o início do ano, o Linha Verde já cadastrou 117 denúncias referentes à guarda e comércio de animais silvestres em todo o Estado e em todo o ano passado, foram mais de 620 denúncias somente sobre esse tipo de assunto. A população pode continuar denunciando qualquer crime ambiental através dos telefones (21) 2253 1177; 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares, onde é possível enviar fotos e vídeos, sempre com a garantia do anonimato.