22/01/2018

De acordo com o morador, a captação ocorre desde os anos de 1990, porém ele só comprou imóvel na localidade em 2011

Homem que captava água de cachoeira para sua residência é preso pela 4ª UPAm após denúncia

Imagem da notícia

Com uma denúncia de captação de recursos hídricos sem licença enviada pelo Linha Verde, programa do Disque Denúncia do RJ, policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental da Juatinga constatam neste domingo (21), crime ambiental em Mangaratiba, região do Médio Paraíba.



Segundo os policiais da 4ª UPAm, a denúncia informava que no bairro de Itacuruça, um morador utilizava água de uma cachoeira para abastecer sua residência. Quando chegaram até as proximidades da Praia do Atanásio, na Estrada RJ 14, nº 200, identificaram Horácio José Teixeira Garcia como autor da captação ilegal e o mesmo informou que não possuía nenhuma licença específica para a atividade e que a captação de águas daquela cachoeira é realizada desde os anos de 1990, mas que o imóvel havia sido adquirido por ele em 2011. Por ser considerado crime ambiental de acordo com o Artigo 55 da Lei 9605/98, ele foi encaminhado à 165ª DP, onde a ocorrência foi registrada.



O Linha Verde solicita a população que continue denunciando ilícitos ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253 1177 (capital), ou através de seu aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”, onde usuários com sistema operacional Android ou IOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, também com a garantia do anonimato. A população pode também conhecer e curtir o Linha Verde no Facebook, através do endereço: www.facebook.com/linhaverdedd.



Linha Verde, o Disque Denúncia do Meio Ambiente. ​