Disque Denúncia


Meio Ambiente


 
Polícia apreendeu 80 animais silvestres.
16/04/2013
Meio Ambiente

Oitenta animais silvestres e dois domésticos foram encontrados por policiais do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) em uma feira em Duque de Caxias, na manhã do último domingo (14). Na operação, que contou com a participação do Ministério Público, sete homens foram presos e três menores, apreendidos pelo comércio dos animais.

Segundo a polícia, 61 aves e 19 répteis estavam sendo vendidos ilegalmente. Entre as aves estavam as espécies tiriba, papagaio, melro, caboclinho, pintassilgo, trinca-ferro verdadeiro, sabiá, coleirinho, canário da terra verdadeiro, gaturamo verdadeiro e pixoxó. Este último está citado na Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção (Instrução Normativa MMA nº 03/03). Entre os 19 répteis havia espécies de tigres d'água, jabuti-piranga, jibóia e cobra d'água.

Os animais domésticos apreendidos são conhecidos como "periquito-ring-neck" e todos estavam, segundo a polícia, em más condições de transporte, alocados em caixas de madeira ou papelão e em condições higiênico-sanitárias insatisfatórias.
Os responsáveis pelo comércio destes animais responderão de acordo com o artigo 29, da Lei 9.605/98, cuja pena é detenção de seis meses a um ano e multa. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia da Polícia Federal, em Nova Iguaçu, na Baixada.

Os animais foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica, para serem libertados em seu habitat natural após tratamento.

Fotos: divulgação Polícia Militar