18/09/2017
A Polícia chegou ao local após uma denúncia feita ao Linha Verde que localizou uma retroescavadeira em uma área de 200 metros quadrados com vestígios de desmatamento.
Nesta segunda-feira (18), depois de terem recebido informações vindas do Linha Verde, programa do Disque Denúncia específico para denunciar crimes ambientais, agentes da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) da Pedra Branca conseguiram identificar vestígios de desmatamento dentro da zona de amortecimento do Parque Estadual da Pedra Branca, em Vargem Grande, na Zona Oeste.
Segundo os policiais da 1ª UPAm, em cumprimento à ordem de patrulhamento a fim de checar a veracidade da denúncia, os agentes se deslocaram até o Caminho do Cabungui, 759, onde encontraram uma máquina retroescavadeira e cerca de 200 metros quadrados com vestígios de supressão de vegetação, caracterizando o crime de desmatamento.
Um homem que se encontrava no local e que era o operador da máquina, ao ser questionado pelos policiais, informou não possuir documentação para aquela atividade, sendo encaminhado à 42ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 39 da Lei de Crimes Ambientais (9605/98).
O Linha Verde solicita a população que continue denunciando ilícitos ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253 1177 (capital), ou através de seu aplicativo para celulares “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou IOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, também com a garantia do anonimato. A população pode também conhecer e curtir o Linha Verde no facebook, através do endereço: www.facebook.com/linhaverdedd.
Linha Verde, o Disque Denúncia do Meio Ambiente.