15/09/2017
Nenhum responsável pelo crime ambiental foi identificado
A partir de uma informação encaminhada pelo Linha Verde, programa do Disque Denúncia específico para denunciar crimes ambientais, policiais ambientais foram deslocados à Guaratiba, na Zona Oeste, nesta quinta-feira (14) a fim de checar a veracidade de uma denúncia sobre desmatamento.
Ao receberem a denúncia, os agentes da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) Pedra Branca realizaram patrulhamento na Estrada do Carapiá, onde conseguiram constatar que na localidade havia movimentação de solo e desmatamento em uma área de aproximadamente dois mil metros quadrados, porém, nenhum responsável pelo crime ambiental foi localizado. De acordo com a UPAm, o local denunciado é considerado Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Pedra Branca. Uma testemunha foi encaminhada à 43ª para prestar esclarecimentos e a ocorrência foi registrada de acordo com o artigo 38 da Lei de Crimes Ambientais (9605/98).
O Linha Verde solicita a população que continue denunciando ilícitos ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253 1177 (capital), ou através de seu aplicativo para celulares “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou IOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, também com a garantia do anonimato. A população pode também conhecer e curtir o Linha Verde no facebook, através do endereço: www.facebook.com/