Ver todas as notícias

7_8_2017__0_Cel Fernandes (CPAm).jpg - uploaded/imgs/noticias/7_8_2017__0_Cel Fernandes (CPAm).jpg - Disque-Denúncia entrevista o Coronel Fernandes


Disque-Denúncia entrevista o Coronel Fernandes

7/8/2017



Hoje o “Linha Verde Entrevista” traz um bate papo muito bacana com o Coronel Fernandes. Ele é o responsável pelo Comando de Polícia Ambiental (CPAm) da Polícia Militar e parceiro do Linha Verde. A maioria das denúncias que chegam através dos telefones 2253 1177 ou 0300 253 1177 são encaminhadas para o CPAm, que com brilhantismo vem atuando no combate aos crimes ambientais.

O tema de nossa conversa é: desmatamento.

LV – Coronel, atualmente quais são os locais que mais preocupam o Comando de Polícia Ambiental no que diz respeito ao crime de desmatamento aqui em nosso Estado?

Cel Fernandes - É difícil falar em municípios, contudo, pelo conjunto de unidades de conservação, e pelo potencial de cobertura florestal, vejo  a costa verde como um local sensível, devido sua rica e vasta vida vegetal e animal existente no mosaico de unidades de conservação.

LV – O que a CPAm vem fazendo para diminuir as ocorrências de desmatamento florestal no Estado do Rio?

Cel Fernandes - Através de parceria com o INEA, recebemos e apoiamos ações que tem por base o levantamento de desmatamento através de imagens de sensoriamento remoto, recebidos e analisados no projeto olho verde. Além disso, temos sempre nosso patrulhamento ambiental focado nos remanescentes de mata atlântica.

LV – Coronel, mesmo próximo de atingir a meta zero de desmatamento ilegal no Rio de Janeiro, ainda devemos ter atenção e preocupação com esse tipo de ilícito. Quais são as conseqüências de um desmatamento ilegal? Qual o prejuízo para o meio ambiente?

Cel Fernandes – Olha, diversos são os danos à própria flora e fauna endêmica de mata Atlântica, contudo ressalto o prejuízo às nascentes e mananciais.

LV – Em sua opinião, qual a importância do trabalho que vem sendo realizado pelo Linha Verde, no que diz respeito às denúncias de desmatamento?

Cel Fernandes - O Linha Verde é o canal essencial para a participação da sociedade denunciando todo e qualquer dano e crime realizado contra o patrimônio natural do Estado do RJ. Ele é um instrumento fundamental para as ações de patrulhamento e fiscalização aqui do Comando de Polícia Ambiental.

LV – Existe alguma estatística do CPAm sobre desmatamento? Quantas ações contra desmatamento foram realizadas e quanto de terreno desmatado já foi encontrado pelo CPAm nesse período?

Cel  Fernandes– Desde o primeiro dia do ano, o CPAm já realizou mais de 179 ações de combate à desmatamentos e por conta dessas ações, já realizamos a prisão de mais de 165 pessoas, conseguimos apreender mais de 26 motoserras, além de encontrarmos mais de 850 mil metros quadrados de área degradada. Pelo nosso levantamento, baseado nas ocorrências que chegam ao CPAm, as cidades com maior ocorrência de desmatamento são: Rio de Janeiro, Parati, Teresópolis, Mangaratiba, Trajano de Moraes, Maricá, Nova Friburgo, Cabo Frio e Arraial do Cabo.

LV – O Linha Verde agradece o Coronel Fernandes pelo tempo dispensado e o parabeniza pelo excelente trabalho que vem sendo feito por todos os policiais que fazem parte do Comando de Polícia Ambiental.

Cel  Fernandes – Eu, em nome de todo o Comando de Polícia Ambiental (CPAm) é que agradeço o carinho do Linha Verde para com nossos policiais e para com a nossa causa. Em muitas das denúncias encaminhadas por vocês, temos tido êxito e os resultados só vem aumentando. Parabéns por esse trabalho primoroso feito pela equipe do Linha Verde.

 

 



Ver todas as notícias

© 2015 Disque-Denúncia Rio todos os direitos reservados. Criação e desenvolvimento por ASCOM DD Rio.

O Disque-Denúncia é uma parceria da Secretaria de Estado de Segurança Pública com a sociedade civil do Rio de Janeiro.